Show the Money – Essa é a frase que qualquer um gosta de escutar. O que posso dizer quando o setor financeiro brasileiro está surdo para o setor que mais cresce no país?

O varejo tem características tão específicas e se molda tão rápido que o mercado financeiro, que se formou no modelo cartesiano não tem conseguido acompanhar e suportar as necessidades do segmento.

AnúncioAnuncie

A evidência disso é que existem linhas de créditos específicas para o setor, inclusive em parceria com a ABF, entretanto os gerentes não sabem como ofertar e conversar com o franqueado ou franqueador sobre o funcionamento. Tratam a demanda como um empréstimo comum e acabam usando as linhas que estão acostumados.

Outra evidência que gostaria de destacar e que motivou a escrever esse texto foi que nesta  semana resolvi fazer cliente oculto no Banco Santander, no Banco Bradesco e no Banco Itaú e pedi para ver a linha de crédito para franquias: Que surpresa, os Gerentes já ouviram falar, mas pediram para que eu ligasse para um telefone específico da área do banco.

Como o principio básico é entender como funciona, liguei. Acreditem! A área específica estava tão perdida quanto os gerentes de agência. Me mandaram ligar para o gerente da minha conta, e olha que nem sou cliente do banco, para obter melhores informações.

Esse jogo de empurra empurra é comum quando se trata de um assunto específico. O modelo de franquias apesar de ser padronizado é diferente da rotina que os bancos estão acostumados a trabalhar.

Importante ressaltar que todas as instituições disponibilizam linhas de crédito para o segmento, como podem ver no link que coloquei acima, mas basta querer se aprofundar se procurar e um pouco mais descobrirá que o buraco é muito mais embaixo.

Nenhuma das instituições citadas acima tem uma equipe especializada no segmento para atender. Se você for a qualquer instituição financeira encontrará pessoas especializadas em financiamento veicular, imobiliário e até mesmo capital de giro. Se tratar do modelo específico de franquias nenhuma das entidades tem alguém especializado no setor.

A Caixa e o Banco do Brasil também apresentam linhas de crédito específica para o setor nas internet, mas não foram alvo do cliente oculto.

 

O MERCADO DE FRANQUIAS

O Brasil está passando por uma grande mudança no varejo. A profissionalização do mercado varejista tem ocorrido principalmente apoiada no modelo de franquias. Ainda é um ambiente novo, entretanto sua consolidação vem sendo demonstrada com os resultados que vem apresentando na contra mão dos resultados econômicos.

Em 2017 fechou o ano com 8% de crescimento enquanto o país registrou a projeção do Produto Interno Bruto para o País — algo em torno de 1% —, além do índice de inflação oficial (IPCA), que encerrou o ano a 2,9%, pode-se constatar que houve um crescimento real mesmo diante da situação econômic

No 1T/2018 o segmento de franquias cresceu 5,1%, em comparação ao mesmo período do ano passado. O faturamento de redes franqueadoras superou a marca de R$ 38,7 bilhões, contra os R$ 36,8 bilhões registrados entre os meses de janeiro a março de 2017.

É importante ressaltar que atualmente contamos com 2.845 marcas franqueadoras e mais de 260 milhões de unidades espalhadas pelo país e que Minas Gerais é o 2ª maior fomentador de franquias. 

Os setores que demonstram um grande fôlego são o setor de MicroFranquias com investimentos de implantação de 90 mil reais, setor de Varejo e Serviços com investimentos de até 500 mil reais e repasse de unidades com investimentos médios de 380 mil reais.

Dos 160 bilhões de reais gerados em 2017, dados apontam que 12% desse valor foram movimentados pelo setor de repasses de unidades.

Com base nestas informações, os bancos tem disponibilizam linhas de crédito de forma institucional e a usam na prática específica do setor de GreenField desconhecendo muito o setor de Repasse que movimentou no ano passado 192 milhões de reais.

Com isso os bancos dão sinais de que não conseguem ser ágeis para atender o mercado de franquias e não tem habilidade comercial para tratar e modular os negócios com o setor.

Acompanhe a gente no Blog e na Rádio Super Notícia FM 91,7FM toda segunda e quarta  no primeiras notícias às 7:40h e nos últimas notícias às 21:12h

 

Anuncie

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here